High Intensity Practice Thinking na Avenues

High Intensity Practice Thinking na Avenues
Heitor Santos, HIP Thinking teacher


E se houvesse uma aula totalmente dedicada a desenvolver nos estudantes a habilidade de pensar "fora da caixa"?


Sempre que enfrentamos um problema, seja em sala de aula ou na vida, passamos por um processo de reflexão em busca de uma solução. Primeiro analisamos o que está acontecendo, como uma forma de nos orientar na situação. Em seguida, imaginamos todas as soluções possíveis e elegemos uma das opções para agir. Finalmente, depois de algum tempo, refletimos sobre a solução tomada, de preferência com a esperança de aprender com nossas atitudes. Esse mesmo processo ocorre quando fazemos uma prova, começamos um novo emprego, lemos uma notícia, chegamos a uma festa, nos deparamos com uma situação problemática na rua e até em um encontro romântico ou uma entrevista de emprego. Às vezes as duas primeiras etapas podem durar apenas alguns segundos, parecendo "instintivas"; outras vezes, elas levam mais tempo. Mas sempre seguimos essas quatro etapas: orientação, ideação, ação e reflexão. Nas aulas de High Intensity Practice Thinking, nosso objetivo é analisar e decompor cada etapa do processo para ensinar aos alunos como navegar entre elas.

O High Intensity Practice Thinking é uma abordagem de ensino exclusiva da Avenues. A premissa do HIP é que a prática frequente e intensa das principais habilidades de pensamento — especificamente empatia, criatividade, abstração, metacognição, pensamento crítico, agilidade mental, raciocínio e planejamento — ao longo dos anos pode equipar os estudantes com as habilidades necessárias para entender e resolver problemas das mais diversas formas. O currículo de HIP Thinking baseia-se nas pesquisas recentes em psicologia educacional, que têm apontado o importante papel da prática deliberada no desenvolvimento da memória de trabalho, da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório dos estudantes (Ericsson, Krampre & Tesch-Roemer, 1993; Zelazo, 2015; Pretz, Naples & Sternberg, 2003).

Ao exercitar habilidades de solução de problemas de maneira intencional e estruturada, os estudantes aumentam sua capacidade de pensar, o que acaba exercendo um impacto em toda a sua experiência acadêmica, e na vida. Por meio do feedback constante e específico dos professores, os alunos podem cultivar uma mentalidade de crescimento.
 

Do 6th ao 8th Grade, os problemas de HIP Thinking incluem:

  • Projetar uma casa para um colega, o que incentiva os alunos a praticar a empatia por meio da colaboração, adaptando o projeto a limitações de orçamento, espaço e estrutura

  • Escrever textos de diário e contos da perspectiva de animais ameaçados de extinção

  • Criar e conduzir uma pesquisa e, em seguida, extrair conclusões de um grande volume de dados
     

Do 9th ao 10th Grade, os estudantes são incentivados a transferir essas habilidades a situações reais, usando dados para entender diferentes perspectivas sobre eventos políticos e questões sociais controversas. Alguns temas no Ensino Médio incluem os seguintes:

  • Compreender e desvendar a construção de fake news

  • Criar e gerenciar uma carteira de ações

  • Escrever narrativas autobiográficas

 

Referências

ERICSSON Karl; KRAMPE Ralf; TESCH-ROEMER Clemens. The Role of Deliberate Practice in the Acquisition of Expert Performance. Psychological Review, v. 100(3), p. 363-406, 1993

PRETZ J. E.; NAPLES A. J.; STERNBERG, R. J. Recognizing, defining, and representing problems. In J. E. Davidson & R. J. Sternberg (Eds.), The psychology of problem solving (p. 3-30). New York, NY, US: Cambridge University Press. 2003

ZELAZO P. D. Executive function: Reflection, iterative reprocessing, complexity, and the developing brain. Developmental Review, 38, p. 55-68, 2015
 

SAIBA MAIS


Saiba mais

A Avenues é uma escola com muitos câmpus, oferecendo experiências de aprendizagem transformadoras e com foco global para alunos em todo o mundo.

ACESSE

Faça uma visita

A melhor maneira de conhecer a Avenues é visitar nossos câmpus. Faça sua inscrição e participe de um dos nossos eventos.

VISITE-NOS

Inscreva-se agora

A Avenues São Paulo é o segundo câmpus da Avenues: The World School. Agradecemos seu interesse na educação da Avenues.

INSCREVA-SE