Desafio de Design do D4i @ São Paulo

Desafio de Design do D4i @ São Paulo
Ivan Cestero, Global Social Innovation


Como podemos fazer a educação avançar por meio de oportunidades significativas de colaboração entre alunos e profissionais para solucionar problemas reais?


Essa foi a pergunta que fundou o Design 4 Impact, uma start-up de alunos da Avenues New York, em 2015. Além de treinar os alunos em design thinking e facilitação, o D4i conduz desafios de design com alunos e profissionais (Pro Partners) para solucionar problemas e desenvolver habilidades de liderança. Desde então, o D4i evoluiu: nossos alunos já organizaram desafios, eventos de grande escala e até reuniões em conferências nacionais. Mas, a cada conquista, esperávamos ansiosos o dia em que o D4i se tornaria global.

Tenho prazer em anunciar que esse dia chegou! O D4i São Paulo organizou seu primeiro desafio de design com 40 alunos locais e seis organizações profissionais que apresentaram um desafio diferente para cada grupo solucionar em um dia.

Durante o evento, os alunos da Avenues (Leads) lideraram os grupos com sucesso por todas as etapas do processo de design: Empatia, Definição, Prototipação, Teste, Iteração e Apresentação.

Às 15h30, o auditório era uma balbúrdia bonita de se ver. Ficamos inspirados pelas soluções apresentadas e gratos pelo trabalho, paciência e flexibilidade dos participantes.

Pude perceber o poder e a eficácia do modelo de desafio de design para trazer às escolas a solução de problemas reais e a colaboração entre adultos e jovens. Organizar um desafio de um dia requer um nível significativo de criatividade, treinamento, planejamento e persistência, habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelos jovens do século 21, mas que geralmente são negligenciadas nas aulas "normais".

Gostaria de agradecer os Leads do D41 pela dedicação incrível para transformar todo o trabalho em realidade. Também gostaria de expressar minha gratidão a Samantha de Silva, consultora do D4i e Dean da Secondary Division, Sylvia Guimarães, nossa Director of Community Engagement, e Bryan Iversen, nosso Technology Integrator e gerente do projeto. Fico feliz em saber que a Avenues acredita nesse modelo e está disposta a apoiar oportunidades como essa. Por meio da escola, nossa startup expandiu-se para um novo continente, e o melhor ainda está por vir!


 

LEIA MAIS



APRENDIZAGEM

Athletics: 66 alunos participam do Friendship Festival
Marcello Mauriz, Athletic Director

Semana passada, 66 alunos-atletas dos times de futebol, vôlei, futsal e basquete da Avenues participaram do Friendship Festival. Ao lado de nove escolas internacionais do Brasil e do Paraguai, nossos atletas se divertiram muito e desenvolveram suas novas equipes por meio da competição e do espírito esportivo.

COMMUNITY

Conheça Sylvia Guimarães
Avenues São Paulo Creative Team

Sylvia Guimarães ingressa na Avenues São Paulo como Director of Community Engagement. Sylvia possui profunda experiência em educação popular e comunitária, gestão de organizações cívicas, desenvolvimento de projetos e políticas sociais, especialmente na área de leitura.