Como escolher uma escola em São Paulo: brasileira, bilíngue ou internacional?

Como escolher uma escola em São Paulo: brasileira, bilíngue ou internacional?
Connie Dayller, Admissions Associate


Escolher a escola certa para os filhos é uma das decisões mais importantes que um pai e uma mãe podem tomar. Costumo brincar que encontrar a escola certa pode se comparar a iniciar um relacionamento: há diversas opções fantásticas, mas é necessário encontrar a melhor para você. E o que funciona muito bem para uma família pode não ser tão bom para outra. Por sorte, em São Paulo dispomos de ótimas escolas particulares, tanto brasileiras quanto bilíngues e internacionais.

As diferenças entre essas escolas podem gerar um pouco de confusão. Algumas são significativas, outras são sutis. Vamos conversar sobre as principais delas.

  1. Escolas brasileiras: são as escolas tradicionais em que o português é o idioma principal. A maioria dos alunos, senão todos, acabam buscando uma universidade no Brasil para o ensino superior. No caso das melhores escolas brasileiras, é quase certo que os alunos ingressem em USP, PUC, INSPER etc. dado o desempenho excepcional mostrado nos diferentes exames vestibulares. No entanto, caso o aluno queira estudar no exterior, o processo de admissão em universidades estrangeiras e os primeiros meses longe de casa podem se mostrar bastante difíceis.

  2. Escolas internacionais: os alunos dessas escolas também têm um ótimo desempenho, mas a ressalva aqui é que o foco das escolas internacionais geralmente está no currículo e na cultura de um determinado país, como EUA ou Reino Unido. Como resultado, uma grande parte dos alunos acabam ingressando em ótimas universidades nesses países. As crianças aprendem a ler e escrever em inglês antes de qualquer outro idioma, e depois aprendem o português, apesar de esse não ser o foco dessas escolas. A maioria delas segue o programa International Baccalaureate e oferece diplomas adicionais.

  3. Escolas bilíngues: essa é uma ótima escolha caso os pais desejem que seus filhos sintam-se confiantes usando o idioma inglês mas não têm origem internacional ou não fazem planos para que os filhos estudem no exterior. O processo de alfabetização nas escolas bilíngues pode variar bastante. Em algumas, as crianças aprendem a ler e escrever primeiro em português, e apenas mais tarde em inglês. Em outras, elas aprendem a ler e escrever nos dois idiomas ao mesmo tempo. O peso dado a cada idioma varia de acordo com a escola. Escolas bilíngues oferecem apenas o diploma brasileiro.

Onde a Avenues se encaixa em tudo isso? Nas entrevistas, geralmente digo às famílias que o fato de nos denominarmos uma escola global não é apenas um capricho linguístico. Aqui na Avenues: The World School combinamos o que há de melhor dentro das diversas abordagens.

Na Avenues, como em uma escola internacional, as crianças aprendem a ler e escrever primeiro em inglês. Por outro lado, como em uma escola bilíngue, também nos dedicamos a fundo ao idioma e à cultura local. Nossos alunos serão verdadeiramente internacionais e bilíngues, ou seja, capazes de usar tanto o inglês quanto o português como nativos em diversos ambientes e situações. Eles receberão o diploma da Avenues, reconhecido em todo o mundo, assim como o diploma brasileiro. Dessa forma, nossos alunos estarão preparados para estudar não apenas no Brasil e em países de língua inglesa, mas aonde quer que seus sonhos e ambições os levem. Na Avenues, eles também serão expostos a várias experiências que ampliarão seus horizontes, como viagens internacionais, mas também terão a oportunidade de olhar para a comunidade ao redor com uma perspectiva de resolução de problemas, refletindo sobre o papel que desempenham no local onde vivem, e como podem exercer um impacto positivo. Assim, nossos alunos desenvolvem uma verdadeira competência global e podem se tornar futuros líderes competentes e preparados para entender e resolver problemas de escala global.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre as diferenças entre os tipos de escolas e o que a Avenues tem a oferecer para sua família, participe de um dos nossos Eventos de Informações para Pais ou entre em contato com nossa equipe de Admissões (admissions-sp@avenues.org ou 2838-1830). Será um prazer esclarecer suas dúvidas!

Connie Dayller é responsável pela admissão de alunos entre o Pre-Kindergarten e o 3rd Grade. Antes da Avenues, Connie ensinou no Reino Unido e no Chile, e foi professora de Educação Infantil na St. Paul's School, a escola britânica de São Paulo.
 

SAIBA MAIS


Saiba mais

A Avenues é uma escola com muitos câmpus, oferecendo experiências de aprendizagem transformadoras e com foco global para alunos em todo o mundo.

ACESSE

Faça uma visita

A melhor maneira de conhecer a Avenues é visitar nossos câmpus. Faça sua inscrição e participe de um dos nossos eventos.

VISITE-NOS

Inscreva-se agora

A Avenues São Paulo é o segundo câmpus da Avenues: The World School. Agradecemos seu interesse na educação da Avenues.

INSCREVA-SE