Conheça Sylvia Guimarães

Conheça Sylvia Guimarães
Avenues São Paulo Creative Team

Portrait of Taísa Nunes

Sylvia Guimarães Correa

Sylvia Guimarães ingressa na Avenues São Paulo como Director of Community Engagement. Sylvia possui profunda experiência em educação popular e comunitária, gestão de organizações cívicas, desenvolvimento de projetos e políticas sociais, especialmente na área de leitura.

Sylvia é co-fundadora e presidente da Vaga Lume, uma associação sem fins lucrativos cuja missão é empoderar crianças e jovens de comunidades da Amazônia por meio da promoção da leitura e da criação de bibliotecas comunitárias como espaços para compartilhar saberes. A Vaga Lume impacta diretamente cerca de 8.000 crianças na Amazônia brasileira, frequentadoras das 90 bibliotecas comunitárias em funcionamento em comunidades rurais, tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Desde sua fundação, a Vaga Lume formou 3.713 mediadores de leitura e conta com uma rede de cerca de 600 voluntários em atuação na Amazônia.

A carreira de Sylvia conta com atuações em outras organizações, como conselheira, nos institutos Lina Galvani e Anchieta Grajaú. No Anchieta Grajaú, Sylvia teve a oportunidade de atuar no extremo sul da cidade de São Paulo e promover o desenvolvimento humano e local por meio da educação. No Instituto Lina Galvani, ela contribuiu para a criação dos programas de responsabilidade social e desenvolvimento comunitário de uma empresa do ramo da mineração.

Em relação ao desenvolvimento profissional, Sylvia participou de diversas conferências no Brasil e no exterior, entre as quais destacam-se a United Nations Conference on Sustainable Development, em 2012 no Rio de Janeiro e o United Nations Alliance of Civilizations IV Annual Forum, em 2011, no Catar.

Sylvia é uma profissional que ganhou reconhecimento por sua dedicação na área de empreendedorismo social. Em 2011, a United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) e o grupo BMW lhe concederam o prêmio Intercultural Innovation Award e, em 2009, recebeu o prêmio Juscelino Kubitschek Award, concedido pelo Inter-American Development Bank (BID). No Brasil, Sylvia recebeu em 2013 o prêmio Visionaris - UBS Award for Social Entrepreneurship, do UBS Bank, o Prêmio Jovens Lideranças do jornal O Estado de São Paulo e em 2017 o Prêmio Veja-se da Revista Veja.

Reconhecida como liderança no campo social, Sylvia é membro de redes internacionais como a Vital Voices Global Partnerships, com sede em Washington DC,  e a BMW Responsible Leaders Network, com sede em Berlim.

Sylvia tem bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a juventude participou de intercâmbios internacionais como o Semester at Sea e os acampamentos do CISV (Children International Summer Villages). Além disso, em São Paulo, cursou o Programa de Desenvolvimento de Líderes_Germinar  e, em 2015, o Programa de Empreendedorismo Social INSEAD, em Fontainebleau, na França.

Em seu tempo livre, Sylvia gosta de aprender jardinagem, praticar ioga, ficar com os filhos e renovar as energias perto da natureza, especialmente em rios e cachoeiras.

LEIA MAIS



APRENDIZAGEM

Um Dia no Nursery e Pre-K
Daniela Pannuti, Associate Division Head

As bases filosóficas da Educação Infantil na Avenues estão alinhadas ao respeito à singularidade da criança como um indivíduo. Levando essa abordagem em consideração, proporcionamos um ambiente rico em estímulos, para que cada criança possa crescer em sua compreensão linguística e no trabalhar e brincar com os outros.

COMMUNITY

Conheça Sylvia Guimarães
Avenues São Paulo Creative Team

Sylvia Guimarães ingressa na Avenues São Paulo como Director of Community Engagement. Sylvia possui profunda experiência em educação popular e comunitária, gestão de organizações cívicas, desenvolvimento de projetos e políticas sociais, especialmente na área de leitura.