Avenues New York e Avenues São Paulo: Alunos Colaboram na Discussão de Políticas

Avenues New York e Avenues São Paulo: Alunos Colaboram na Discussão de Políticas
Evan Glazer, Head of School, Avenues New York

 

Em agosto do ano passado, a Avenues inaugurou seu segundo câmpus, em São Paulo, abrindo caminho para nossa visão de uma escola em diversos câmpus. Esse é um dos grandes motivos pelos quais eu me juntei à Avenues — conectar alunos em todo o mundo para que eles solucionem problemas em grande escala, se engajem em diferentes perspectivas e explorem novas oportunidades que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

Muitos de vocês devem se lembrar do grupo Os Primeiros 10th Graders que esteve em Nova Iorque durante um mês no início de 2018. Junto com alguns professores, eles começaram a implantar a cultura da Avenues em um novo local — confira um breve tour do câmpus de São Paulo. Cinco estudantes do 12th Grade da Avenues New York colaboraram com Os Primeiros no ano passado, oferecendo mentoria para os alunos brasileiros, acompanhando algumas aulas e atuando como peer ambassadors. Desde então, muitos outros alunos de Nova Iorque visitaram o Brasil para investigar temas relacionados à sustentabilidade ambiental com seus colegas brasileiros. E esse tipo de troca continuará: um novo grupo de peer ambassadors estará no Brasil em fevereiro de 2019 para se apresentar junto com os colegas brasileiros na conferência internacional da AASSA.

No entanto, nossa colaboração com os professores e alunos do Brasil não se restringe a visitas presenciais. Em dezembro do ano passado, a Avenues New York lançou o Winter Seminar, uma oportunidade de uma semana para que alunos dos Middle Grades investigassem temas do currículo escolar a partir de uma nova perspectiva em cursos com duração de meio dia. Nessa semana, tive a chance de conduzir um curso que conectava os alunos de Nova Iorque e São Paulo com o objetivo de discutir questões sociais e culturais nas nossas comunidades. Meu parceiro foi Cayo Candido, um professor do World Course em São Paulo. Mr. Candido teve a ótima ideia de envolver os alunos do Middle Grade que já planejavam visitar Nova Iorque em abril, durante o Minimester. Toda a comunicação ocorreu por videoconferência, com discussões em pares, pequenos grupos e fóruns incluindo toda a classe.

Nossa jornada compartilhada durante a semana revelou histórias inéditas relacionadas a desafios globais — os temas incluíram direitos das mulheres, discriminação e preconceito, imigração e refugiados, além de meio ambiente e sustentabilidade. Alunos brasileiros e americanos compartilharam diferentes perspectivas, descobertas ao longo do World Course e em projetos interdisciplinares. Juntos, iniciamos uma simulação de política para investigar como reduzir o lixo nas nossas cidades e no câmpus. Os alunos conduziram uma entrevista de empatia para compreender diversos pontos de vista e o impacto da decisão deles.

Em seguida, os alunos trabalharam em equipes e propuseram uma solução original para nossas cidades e nossos câmpus. Por exemplo, cobrança de sacolas plásticas em lojas, descontos para o uso de sacolas recicladas, instalação de cestos de coleta de reciclagem nas ruas, compostagem na Avenues, reforço de ações educativas, e muito mais. As propostas foram analisadas por especialistas em Nova Iorque e em São Paulo, que ofereceram feedback para a revisão das ideias. Como algumas partes da aula foram conduzidas por videoconferência, entendemos que era necessário disponibilizar a apresentação final de forma eletrônica para que os pais e educadores pudessem participar remotamente.

Além da investigação de temas de escala global, os alunos puderam conhecer uns aos outros ao discutir interesses pessoais e culturais. Todos os dias um visitante abordava diferentes perspectivas do Brasil, seja sobre o governo, as pessoas, a comida ou até mesmo o idioma português. Foi uma ótima maneira de criar amizades e formar laços futuros.

Este artigo foi originalmente publicado no OPEN, blog da Avenues New York, em 25 de janeiro de 2019.

LEIA MAIS



APRENDIZAGEM

O Pequeno Príncipe
Avenues São Paulo Creative Team

“O essencial é invisível aos olhos.” No semestre passado, a Avenues São Paulo apresentou sua primeira produção teatral: “O pequeno príncipe”, de Saint-Exupéry.

COMMUNITY

Conheça Sylvia Guimarães
Avenues São Paulo Creative Team

Sylvia Guimarães ingressa na Avenues São Paulo como Director of Community Engagement. Sylvia possui profunda experiência em educação popular e comunitária, gestão de organizações cívicas, desenvolvimento de projetos e políticas sociais, especialmente na área de leitura.